Notícias

GM foca em híbridos e desiste de picape elétrica do porte da Toro

Parece que a General Motors vai repensar completamente seu plano estratégico de eletrificação.

Conforme anúncio recente, a empresa anunciou a produção de veículos híbridos plug-in, em uma surpreendente mudança de rota que previa um salto diretamente para os carros elétricos.

Ao que parece, as alterações já estão em curso. Segundo informações da “Autoweek”, a GM já iniciou o desenvolvimento de versões híbridas plug-in de Chevrolet Silverado e GMC Sierra.

Com isso, a empresa cancelou os lançamentos de projetos de carros elétricos, incluindo uma van comercial e uma picape de porte intermediário que rivalizaria com a Ford Maverick – e hipoteticamente com a Fiat Toro caso viesse para o Brasil.

Embora já ofereça uma picape elétrica (a Silverado EV), a GM amarga baixos números de venda. A ideia não é tirá-la de linha, mas a linha de montagem só deve trabalhar de acordo com o número de encomendas.

Ford também sente queda nas vendas de carros elétricos

Esse fenômeno não acomete apenas a Chevrolet: a Ford também está passando por dificuldades para auemntar as vendas da F-150 Lightning, tanto é que já reduziu o volume de produção da picape.

Os carros elétricos da Ford são bem caros para serem fabricados, uma vez que a Lightning é produzida sobre a base da F-150 movida a combustão, enquanto o Mustang Mach-E usa uma plataforma exclusiva. Esses custos elevados fizeram a Ford ter um prejuízo de US$ 4,7 bilhões em sua unidade de veículos elétricos em 2023. Futuramente, a marca já declarou que pretende lançar carros elétricos de porte mais compacto.

Fonte: Automotive Business